Ódio aos gatos
Se no Egito Antigo os gatos eram adorados, na Idade Média as coisas não eram bem assim. Para os europeus, esse animal era associado ao diabo e causava terror no coração dos homens. O próprio Papa Gregório IX chegou a dizer que o Satanás tomava a forma de um felino rotineiramente.
A fobia de gatos cresceu tanto nessa época que muitas pessoas até mesmo passaram a acreditar serem os bichanos que transmitiam a peste bubônica no século XIV. Por isso, tornou-se comum que gatos fossem incinerados aos montes, seja por parte de algum tipo de ritual ou por puro medo e ódio.
Tratamento de hemorroidas
No passado, o tratamento de hemorroidas não era nem um pouco simples. Para lidar com esse problema, os médicos medievais usavam uma barra de ferro aquecida para queimar a ferida anal — ou simplesmente usavam suas unhas para raspar as veias inchadas no ânus do paciente.
Naquela época, acreditava-se que pacientes com hemorroida eram vítimas da maldição de São Fiacre, um padre católico que teria sofrido do mesmo problema e se curou ao sentar-se em uma pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário