terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Mortes de Ditadores: Tiranos e Infames que Foram Executados

Ion Antonescu - Romênia

Nicolae Ceausescu é o mais notório e odiado dos ditadores romenos, mas ele não foi o primeiro. Ion Antonescu governou a Romênia durante a ditadura militar que chegou ao poder na Segunda Guerra Mundial. Ele formou uma aliança com Hitler em 1940 enquanto servia como primeiro-ministro, ministro das relações exteriores e ministro da defesa, tudo ao mesmo tempo.

Ele realizou sua própria limpeza étnica na Romênia através de massacres e campos de extermínio. Acredita-se que ele seja responsável pela morte de 400.000 judeus e romanis (ciganos). Em 1944, Antonescu foi derrubado pelo rei Miguel I da Romênia. Ele foi julgado por crimes de guerra e executado por pelotão de fuzilamento em 1946.


Saddam Hussein - Iraque

Saddam Hussein chegou ao poder em 1979 e reprimiu o povo do Iraque através da violência e do medo, demonstrando desdém pela lei e pelos direitos humanos básicos. No início dos anos 2000, seu regime estava começando a desmoronar devido a duras sanções internacionais e repetidas tentativas de derrubá-lo. 


Em 2003, o Iraque foi invadido pelos EUA e Hussein desapareceu em meio ao caos. Soldados americanos ajudaram o povo local a derrubar uma estátua do ditador deposto, mas foram precisos sete meses para encontrar Hussein escondido, literalmente, em um buraco no chão. Ele foi julgado por crimes de guerra em Bagdá e condenado à morte por enforcamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário