terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Mistérios do Universo que Ninguém Resolveu

Como irá o universo acabar?

Deixamos para o fim a questão mais emocionante: como, e especialmente quando, irá o universo acabar? Os cientistas acreditam que nos restam pelo menos 1,1 mil milhões de anos. Portanto, não há necessidade de preocupação no futuro imediato antes da Terra chegar ao ponto em que toda a vida será impossível.

Eles também acreditam que quando o fim do universo ocorrer, será devido a um de quatro eventos: o Big Rip, o Big Freeze, o Big Crunch e o Big Slurp.

O Big Rip será devido à energia negra e ao fato de o universo estar em constante expansão. Eventualmente, será tão grande que não se poderá sustentar a si próprio e despedaçar-se-á. O Grande Congelamento também se baseia no nosso universo em constante expansão, mas neste cenário tornar-se-á tão grande que tudo estará tão distante que não haverá luz dos sóis e das luas, e tornar-se-á cada vez mais frio até que toda a vida pare.

Em contraste com o Big Bang, que formou tudo, o Big Crunch postula que o universo não continuará a expandir-se, mas chegará a um ponto em que cairá sobre si mesmo até que tudo caia num buraco negro.

Finalmente, o Big Slurp tem a partícula de Higgs Boson recentemente descoberta no seu centro. De alguma forma, esta partícula está ligada à possibilidade de uma bolha de outro universo se infiltrar no nosso próprio e literalmente engoli-la.

Não temos a certeza absoluta do que parece menos terrível – felizmente não estaremos por perto para o testemunhar!

Então, o que pensa? Tem as suas próprias teorias sobre alguns ou talvez todos estes mistérios inexplicáveis? Será que algumas poderiam ser explicadas por simples coincidência? Será que a ciência tem a resposta? Alguns deles são uma piada engraçada tirada do contexto?

Ou há algo mais sinistro em jogo? Estamos sozinhos na Terra? No universo? Poderíamos ser observados e testados por seres extraterrestres com os quais ainda não nos encontrámos?

Quem sabe? Mas é divertido pensar nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário