Cipreste Mexicano
Como o próprio nome já diz, esse gigante vem do México, onde também é conhecido pelos nomes ahuehuete, cipreste de moctezuma, el gigante, el árbol del tule e el sabino del tule. Seu tronco tem 58 metros de circunferência, 14 de diâmetro e 58 de altura.
Reza a lenda que essa árvore foi plantada por Rey Condoy, um homem invencível e de força bruta extrema que no meio de uma viagem até à cidade de Oaxaca de Juárez, no estado de Oaxaca, no México se cansou, sentou-se e cravou no chão seu bastão de comando (que pesava em torno de 62 kg), o bastão começou a brotar e assim deu origem a essa árvore gigantesca
Baobá
Os baobás são árvores gigantes originárias da África, elas podem alcançar alturas de até 25 metros e diâmetro de 7 metros. Essas árvores (também conhecidas como embondeiros, imbondeiros e calabaceiras) tem a incrível capacidade de armazenar até 120.000 litros de água no seu tronco, e ficaram conhecidas após serem descritas no livro francês "O Pequeno Príncipe". Hoje ela é a árvore nacional do Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
Várias lendas nasceram ao redor dessa árvore, como por exemplo: se um morto for enterrado dentro do tronco de um Baobá, sua alma continuará viva enquanto a planta ainda estiver lá, e talvez a mais conhecida que diz que Deus plantou elas de cabeça pra baixo, por isso suas "raízes" estão para cima.
Os baobás como vistos no livro " O Pequeno Príncipe" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário