sábado, 2 de dezembro de 2023

Mistérios do Universo que Ninguém Resolveu

O que aconteceu realmente com os dinossauros?

Conhecido como o evento de extinção do Cretáceo-Terciário, ou evento K-T, o fenómeno que causou a extinção dos dinossauros é um assunto que nos deixa a todos perplexos, desde as crianças na escola até aos paleontólogos mais famosos do mundo.

O que sabemos é que isso aconteceu há 65,5 milhões de anos. Desde os primeiros tempos da ciência moderna até aos anos 80, os cientistas pensavam que a extinção se devia a algum tipo de mudança climática de combustão lenta que parou o seu abastecimento alimentar, causando um desaparecimento gradual mas épico.

Mas na década de 1980, quando todos estavam preocupados com ombreiras enormes e cabelos ainda maiores, um pai e um filho descobriram o que é agora considerado a verdadeira razão. Descobriram uma camada de irídio no registo geológico, que normalmente só é encontrada no espaço. Isto significa que um enorme impacto de meteorito provavelmente os eliminou de uma só vez. A cratera de Chicxulub na Península de Yucatán do México é o ponto provável de impacto.

Um único evento catastrófico parece, portanto, provável: uma rocha com 10 km de diâmetro que se precipita em direcção à Terra a 40 000 km por hora causaria certamente danos, incluindo alterações climáticas globais graves e instantâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário