RMS Amazon (1851)
O RMS Amazon foi um navio a vapor feito de madeira que transportava correspondência sob contrato do British Royal Mail. O primeiro de cinco navios, encomendados pela Royal Mail Steam Packet Company para fazer a rota entre Southampton e o Caribe, também afundou em sua viagem inaugural.
A causa apontada foi o superaquecimento dos rolamentos do motor, que fizeram o barco pegar fogo. Ao entrar no Golfo de Biscaia, entre a costa norte da Espanha e a sudoeste da França, foi rapidamente consumido pelas chamas. Sem conseguir desligar os motores, o capitão ordenou que os tripulantes entrassem nos botes salva-vidas. Relatos colocam os mortos em uma quantia que varia de 105 a 115 pessoas.
KMS Bismarck (1941)
O KMS Bismarck foi o primeiro navio couraçado alemão da Classe Bismarck. Ele foi lançado ao mar dois anos e meio após o início de sua construção. Porém, levaria mais dois anos até que fizesse sua viagem inaugural. Integrante da frota de batalha do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial, afundou em sua primeira e única ofensiva, a Operação Rheinübung, em maio de 1941.
Encarregado de atacar os navios do Reino Unido, conseguiu afundar o HMS Hood, maior orgulho da Marinha Real Britânica. Contudo, aviões torpedeiros britânicos atingiram bombas ao longo de todo couraçado, causando severos danos. Foi afundado em 27 de maio por navios de guerra britânicos. Apenas 115 de seus 2221 tripulantes sobreviveram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário