quinta-feira, 28 de setembro de 2023

As Doenças e Distúrbios dos Tiranos mais Infames da História

Fidel Castro

O revolucionário cubano que virou líder comunista viveu a maior parte de sua vida com boa saúde, mas aos 80 anos ele teve um caso sério de diverticulite, também conhecida como inflamação intestinal.


Diverticulite não é rara entre os idosos, mas pode ser incrivelmente dolorosa e potencialmente fatal. Castro fez várias operações para tratar a diverticulite em 2007. Uma de suas três cirurgias fracassadas exigiu cinco meses de recuperação. O irmão dele, Raúl, teve que tomar as rédeas do governo, segundo o 'The Guardian'. Mas seus problemas de saúde nunca mais diminuíram e ele se aposentou em 2008. Sua morte veio oito anos depois.

Rei Ricardo III da Inglaterra

Embora Ricardo III tenha sido bem sucedido em introduzir reformas no reino, dizem que ele tinha escoliose, ou uma espinha curva. Aparentemente, desde que era adolescente, seus ombros não tinham a mesma altura e ele, provavelmente, tinha espasmos nas costas e sofria com muita dor a maior parte do tempo.


Mas também dizem que ele manteve sua condição escondida do público até ser morto em batalha porque, no período elisabetano, a deficiência física era frequentemente vista como um sinal de deficiência moral, como Katherine Schaap Williams escreve em 'Richard III and the staging of disability'. Ou foi isso que aconteceu ou ele foi retratado com esta deficiência (particularmente na peça de Shakespeare) como forma de manchar ainda mais sua reputação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário