Lesão cerebral transforma o homem em génio da matemática
De todas as disciplinas escolares em que deseja ser melhor, de um dia para o outro, estamos dispostos a apostar que é matemática. Bem, foi exatamente isso que aconteceu a um homem, Jason Padgett, em 2002 em Washington, D.C., após um ataque chocante e vicioso.
Jason foi atacado e deixado com uma grave concussão, transtorno de stress pós-traumático e ansiedade. Mas também herdou algo mais: um cérebro de génio matemático e a capacidade de ver o mundo através de uma lente matemática complexa. Além disso, ele é capaz de compreender fenómenos físicos extremamente complexos.
Os seus médicos acreditam que, embora traumático, o AVC “desbloqueou” a parte do cérebro responsável pela percepção das estruturas matemáticas e da geometria. Jason agora “vê formas e ângulos em toda a parte na vida real”. Este tipo de dano cerebral, onde as pessoas desenvolvem capacidades espantosas (geralmente artísticas ou musicais), é conhecido como síndrome do savant, o que é extremamente raro.
Para Jason, tudo é pixelizado e ele pode ver a geometria em tudo, desde um círculo numa folha de papel até gotas de chuva e arco-íris. Isto significa que ele pode fazer desenhos matemáticos extraordinários.
Embora não digamos que uma pancada na cabeça deva fazer parte dos nossos estudos, que conceito estranho para se ter de viver!
Nenhum comentário:
Postar um comentário