Afrodite
Afrodite, certamente, é a deusa do amor e da beleza mais conhecida. Ela é oriunda da mitologia grega, filha de Zeus com Dione, a deusa das ninfas — mas há lendas de que seu nascimento tenha ocorrido a partir da espuma do mar. Ela já chega ao mundo adulta e entendida como a epítome máxima da beleza física, do amor e do prazer.
Seu mito conta a história de uma mulher tão perfeita que era capaz de fazer qualquer um se apaixonar por ela apenas com um olhar. Conta-se também que ela teve diversos amantes (deuses e mortais) com quem concebeu alguns filhos. Dentre eles, estão Eros, Harmonia e Fobos (filhos que teve com Ares, o deus da guerra, sua grande paixão), Hermafrodito (com Hermes, o deus da comunicação e do comércio) e Príapo (com Dionísio, o deus do vinho).
Na cultura romana, Afrodite também foi representada e cultuada, mas com o nome de Vênus. Ela seguiu inspirando muitos artistas, e certamente o retrato mais famoso feito dela é o quadro O Nascimento de Vênus (1486), de Sandro Botticelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário