Homens da Bateria D da 5ª Artilharia dos EUA, 1862
A Guerra Civil Americana é considerada o primeiro grande conflito a ser extensivamente fotografado. Entre os fotógrafos intrépidos que capturaram a carnificina estavam: Mathew Brady, Alexander Gardner e Timothy O'Sullivan. Este último fez esta imagem da artilharia da União em Fredericksburg, em dezembro de 1862. Ele tirou essa foto assim que as armas pesadas entraram em ação e teve que correr com seus equipamentos para fora da linha de fogo.
Encontro nos trilhos, 1869
O fotógrafo americano Andrew Russell capturou um momento histórico em 10 de maio de 1869, com sua foto da ligação das linhas ferroviárias para o leste e oeste, que marcou um desenvolvimento-chave na expansão americana. Logo depois, os viajantes com destino ao Oeste não eram mais obrigados a fazer a longa e perigosa jornada de vagão de quatro rodas.
Garota da Fábrica de Algodão, 1908
Nesta foto de 1908 está a trabalhadora infantil Sadie Pfeifer. Ela foi fotografada por Lewis Hine trabalhando ao lado de máquinas pesadas em uma fábrica de algodão da Carolina do Sul. Hine havia sido contratado pelo Comitê Nacional do Trabalho Infantil para documentar o emprego ilegal de crianças. Seu trabalho representa um dos primeiros exemplos da fotografia ajudando a promulgar mudanças sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário