domingo, 16 de julho de 2023

As Obras mais Famosas do Mundo e Suas Localizações

A Ronda Noturna, Rembrandt

A Ronda Noturna ou A Ronda da Noite (em neerlandês: De Nachtwacht) é uma pintura a óleo sobre tela do pintor neerlandês Rembrandt, pintada entre 1639 e 1642.

A obra mede 380 cm de altura e 454 cm de largura; e mostra a Guarda Cívica de Amsterdã sob comando do capitão Frans Banning Cocq.

Geralmente considerada como a magnum opus de Rembrandt, A Ronda Noturna é uma das pinturas mais conhecidas do Barroco. A peça é de propriedade do município de Amsterdã e faz parte da exposição permanente do Rijksmuseum, principal museu especializado em pintura neerlandesa.

Guernica, Pablo Picasso

Com 349 cm de altura por 776,5 cm de comprimento, Guernica, uma das obras mais famosas de Pablo Picasso (1881-1973), pintada a óleo em 1937, é uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”. O quadro, além de ser um ícone da Guerra Civil Espanhola, é hoje um símbolo do antimilitarismo mundial e da luta pela liberdade do homem.

Nele existe uma mensagem de resistência contra o autoritarismo e também contra a ascensão dos governos fascistas na Europa. A obra estabelece um diálogo direto com o espectador por enxergar o drama, a morte e a tragédia.

Ao mesmo tempo, Picasso representa as terríveis consequências da guerra sob a luz de uma lâmpada elétrica, símbolo da modernidade e do progresso técnico.

A obra está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário