A Decapitação de João Batista ou Decapitação de São João Batista é uma pintura a óleo do pintor italiano Caravaggio, realizada em 1608.
A obra, criada quando Caravaggio estava sob a proteção dos Cavaleiros de Malta, é considerada uma das obras-primas do pintor e uma das obras mais importantes da pintura ocidental.
Ela retrata a execução de João Batista, onde próximo a ele se encontra Salomé com a bandeja de ouro que se prepara para receber a sua cabeça.
Trata-se da única obra de Caravaggio por ele assinada, cuja subscrição foi colocada no sangue derramado da garganta de Batista. Existe um considerável espaço vazio na imagem, e pelas grandes dimensões da tela, as figuras configuram um tamanho próximo ao natural. A obra está na Igreja de São João em Malta.
Le Massacre des Innocents, em português O Massacre dos Inocentes ou ainda O Massacre dos Santos Inocentes, é um célebre e importante óleo sobre madeira do artista barroco Peter Paul Rubens, datado de 1636-1638.
Com ínfimos pormenores e detalhes contemplou Rubens a maioria das suas pinturas. Esta em questão – notável trabalho do artista -, compila esse ponto com um tema muito patente em todo o percurso artístico de Rubens: a religião. Cenas bíblicas como esta foram retratadas pormenorizadamente pelo criador maior do rococó, sem falta de imaginação ou criatividade, sem nada repetir. Verdadeiras obras-primas, fartas tanto de história como de monumental consideração, entre elas figura O Massacre dos Inocentes. A obra está atualmente na Galeria de Arte de Ontário, em Ontário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário