terça-feira, 18 de julho de 2023

Filmes Proibidos e suas Histórias Polêmicas

A Serbian Film – Terror Sem Limites (2010) – Srđan Spasojević

Proibido em diversos países, inclusive no Reino Unido, onde foi considerado o filme mais indecente de todos os tempos, precisou passar por 49 cortes para ser lançado com censura de 18 anos. Ou seja, provavelmente você não viu a versão completa desse filme, ou melhor, quase ninguém viu.

Fun fact: esse filme conseguiu ser TÃO polêmico, que em pleno 2011 conseguiu ser censurado no Brasil!

SIM, CENSURADO NO BRASIL!

Em 2011, apenas cinco dias depois da estreia de “A Serbian Film – Terror Sem Limites”, uma ação movida pelo partido DEM fez com que a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso determinasse a apreensão da cópia do filme no Rio de Janeiro. Na ação acatada pela juíza, argumentava-se que “A Serbian Film – Terror Sem Limites faz verdadeira apologia a crimes contra criança e é um incentivo para práticas de pedofilia”. Logo, a Petrini Filmes, detentora dos direitos de distribuição no Brasil, entrou com um recurso para recuperar a cópia, que foi negado. Na decisão, a desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso argumentou que “não se pode admitir e permitir que, em nome da liberdade de expressão, cenas de extrema violência física e moral, inclusive, utilizando recém-natos sejam levadas ao grande público, vez que podem provocar reações adversas, às vezes, em cadeia, em pessoas sem equilíbrio emocional e psíquico adequado para suportar tais evidências de desumanidade”.

O caso foi levado adiante e suscitou muito debate sobre um eventual retorno da censura no país. A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação dos Roteiristas (AR), a Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD), o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) repudiaram a interdição, mas a produtora Petrini não tinha sido autorizada a mostrar o filme comercialmente. Um dos argumentos a favor da trama, além da liberdade artística, era o de que nenhuma criança havia realmente sofrido abuso sexual durante a filmagem, e de que mesmo o recém-nascido era de fato um robô.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário