quinta-feira, 27 de julho de 2023

Fatos sobre Esperma e Espermatozoides

O esperma vive uma crise

A chamada soa engraçada, mas estudos realizados nas últimas décadas em diversos países mostraram que a qualidade média do sêmen dos homens vem caindo mundo afora. As principais suspeitas para isso são o abuso de álcool, cigarro e substâncias químicas presentes em pesticidas, solventes e recipientes plásticos.

Tanto a concentração seminal quanto a porcentagem de espermatozoides com boa motilidade apresentam queda nos índices. Essa brecha tem sido utilizada por grandes indústrias de tecnologia, que buscam encontrar mecanismos para contornar a tendência de queda da qualidade do sêmen humano. 

O espermatozoide mais velho do mundo

Uma equipe de paleontólogos descobriu alguns espermatozoides fossilizados de um minúsculo crustáceo que teria 100 milhões de anos. São os mais antigos já encontrados.

A equipe da Academia Chinesa de Ciências publicou artigo em que narra o encontro do pedaço de âmbar com a célula sexual pertencente a um ostracode, chamado pelos cientistas de Myanmarcypris hui, a espécie com 500 milhões de anos mede menos de um milímetro e está presente em oceanos, lagos e rios.

Vale ressaltar que os espermatozoides descobertos estavam dentro de um espécime feminino, o que indica que foi fertilizado antes de se prender no âmbar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário