quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Famosos da História que Podem Nunca ter Existido

São Cristóvão

São Cristóvão é conhecido como o santo padroeiro dos viajantes, mas você sabia que ele também é o santo padroeiro dos vendedores de frutas? Diz a lenda que São Cristóvão converteu milhares ao cristianismo e morreu como mártir.

No entanto, alguns estudiosos acreditam que, se ele tivesse existido, poderia ter sido apenas um homem regular que se converteu ao cristianismo e foi assassinado pelos romanos. O Vaticano até o tirou do calendário, embora devido à sua popularidade eles nunca o tenham tirado sua santidade.

John Henry

O ex-escravizado afro-americano John Henry é um herói popular. Ele trabalhou como motorista de aço na construção de ferrovias. Diz a lenda que morreu numa corrida contra uma máquina de perfuração de rochas movida a vapor. Henry ganhou, mas desmaiou pouco depois.

A história de Henry foi contada em muitas formas de arte, incluindo na canção 'The Ballad of John Henry'. Mas suas origens não apenas especulativas, com teorias apontando para Virgínia, Alabama, Kentucky e até mesmo para a Jamaica, local onde seu famoso ato teria ocorrido.

Licurgo

Licurgo foi o homem que supostamente moldou as leis da antiga Esparta para refletir as três virtudes espartanas: igualdade, aptidão militar e austeridade.

Especula-se, no entanto, que embora um homem chamado Licurgo possa ter existido, o legislador que moldou toda a reforma de Esparta pode ter sido apenas uma figura lendária.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário