sábado, 21 de janeiro de 2023

Segredos Incríveis Descobertos na Escrita Cuneiforme

A escrita cuneiforme também tinha números

Os pesquisadores descobriram que a escrita cuneiforme também representava os números. Funcionava mais ou menos desta forma: 5 linhas significavam o número 5, um pequeno símbolo significava 10 e assim por diante. Por isso mesmo, acredita-se que os sumérios usavam a escrita para gerenciar a própria economia.


Os sumérios contavam o tempo como nós

Outra descoberta importante tem a ver com a forma pela qual os sumérios calculavam o tempo: a partir de um sistema sexagesimal, contado por meio de derivados do número 60, tal como nós fazemos.


A antiguidade da Arca de Noé

O conhecimento das tábulas de argila fez que se descobrisse um fato bem curioso: a história da Arca de Noé é anterior à própria Bíblia. Isso porque se encontrou uma história muito semelhante à do patriarca bíblico escrita em um registro cuneiforme.

"[A história] estava na mesma ordem e havia muitos pontos próximos que mostravam de forma convincente de que a mesma história havia sido contada na Mesopotâmia um milênio antes da data mais antiga em que o texto hebraico provavelmente teria surgido", explicou Irving Finkel, curador do Departamento para o Oriente Médio do Museu Britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário