segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Genocídios Históricos que Impactaram o Mundo

Massacres Hamidianos, 1894-97

Os massacres Hamidianos referem-se ao genocídio infligido aos armênios entre 1894 e 1897 pelas forças otomanas que resultaram na morte de até 300.000 pessoas. Os massacres são nomeados em homenagem ao sultão Abdul Hamid II (1842-1918), que ordenou a carnificina.


Massacre de Wilmington, 1898

Em 10 de novembro de 1898, uma multidão armada de supremacistas brancos incendiou os escritórios do Daily Record, um jornal de propriedade negra que operava em Wilmington, na Carolina do Norte. Os atacantes então foram para as ruas e abriram fogo enquanto cidadãos afro-americanos fugiam por suas vidas. Isso ajudou os assassinos a tomarem o controle do governo da cidade (que era racialmente misturado) no que os historiadores descreveram como um golpe de Estado. Cerca de 300 pessoas negras perderam suas vidas.

Massacre na Universidade do Texas, 1966

Na manhã de 1º de agosto de 1966, Charles Whitman subiu ao topo da Torre da Universidade do Texas em Austin e começou a atirar aleatoriamente em pedestres que passavam na rua. Ao todo, 15 pessoas morreram naquele dia, incluindo a mãe e a esposa de Whitman, que ele havia assassinado mais cedo. Whitman acabou sendo baleado e morto por policiais de Austin. O incidente foi um dos piores assassinatos em massa numa área pública na história dos Estados Unidos e o primeiro a se desdobrar "ao vivo" na era da mídia de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário