Veneza, Itália
Num futuro próximo, Veneza enfrenta duas ameaças: o aumento do nível do mar e o afundamento da própria cidade, dois milímetros por ano.
Tendo já sido atingida por graves inundações, é provável que as alterações climáticas aumentem a frequência das marés altas que submergirão Veneza. E embora tenha sistemas de defesa contra inundações, será mais difícil mantê-los à medida que a crise piorar.
Bangkok, Tailândia
Um estudo de 2020 descobriu que a capital tailandesa pode ser a cidade mais atingida pelo aquecimento global no curto prazo. Bangkok fica a apenas 1,5 metros acima do nível do mar e está afundando muito mais rápido que Veneza. Além disso, a cidade foi construída em solo argiloso denso, o que a torna ainda mais propensa a inundações.
Em 2030, a maior parte das áreas costeiras de Tha Kham e Samut Prakan poderão estar submersas. O mesmo se aplica ao seu principal aeroporto, o Suvarnabhumi International.
Khulna, Bangladesh
A terceira maior cidade do Bangladesh, Khulna, está apenas a nove metros acima do nível do mar, o que é alarmante tendo em conta as alterações climáticas.
Como mostraram as cheias devastadoras de 2021, grande parte do país está vulnerável a inundações extremas, mas Khulna parece ainda mais em risco.






Nenhum comentário:
Postar um comentário