quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Filmes que Foram Proibidos e Censurados

'Barbie' (2023)

'Barbie' (2023) não escapou de polêmica no Brasil. A primeira adaptação em live-action da boneca não foi suspensa, mas contou com trailer censurado. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) reprovou o teaser por apresentar "cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro" e estar "em exibição ostensiva para o público infantil", violando o artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, segundo a TV Cultura.

De acordo com o Conar, a liminar impedia que o trailer fosse exibido nos cinemas antes de sessões de filmes que tiverem classificação etária para menores de 12 anos em todo o Brasil. O trailer, que é considerado peça publicitária, mostrava uma criança quebrando cabeças de bonecas. 

Teve país que já o baniu por causa de mapa da 'discórdia'...  'Barbie' (2023) contém uma cena no longa que apresenta um mapa controverso.

O Vietnã é claramente visto no mapa com uma 'linha de nove traços' denotando uma área disputada no Mar da China Meridional à qual a China fez reivindicações territoriais, apesar do fato de o Vietnã ter soberania. Um tribunal das Nações Unidas decidiu contra a validade da 'linha de nove traços' em 2016, mas a China se recusou a reconhecer a decisão.

O diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, Vi Kien Thanh, revelou a decisão de proibir o filme 'Barbie' com base nisso. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário