Cateter urinário flexível
Benjamin Franklin era um mestre em resolver problemas, inclusive os de saúde. Em 1752, ele teve uma ideia brilhante para ajudar seu irmão John, que sofria com pedras nos rins: o cateter urinário flexível.
John precisava utilizar um desconfortável e rígido tubo de metal para conseguir fazer xixi. Para amenizar esse incômodo, Franklin inventou uma versão com um tubo flexível. Ele explicou ao seu irmão: "Esse cateter é tão flexível quanto o esperado para algo do tipo, e imagino que se adapte facilmente aos trajetos internos do corpo".
Mais uma vez, ele mostrou sua genialidade em encontrar soluções para problemas do dia a dia.
Odômetro
Embora não seja creditado como inventor do odômetro — seu uso remonta até mesmo na antiguidade —, Franklin fez contribuições significativas ao aprimorá-lo e utilizá-lo de maneira notável durante seu período como Diretor dos Correios dos Estados Unidos, entre 1775 e 1776.
Durante esse tempo, o cientista teve uma ideia criativa — colocar o dispositivo próximo à roda de sua carruagem para medir distâncias. A cada 400 rotações, o odômetro registrava uma milha percorrida. Essa inovação permitiu que ele acompanhasse quão longe suas correspondências viajavam e fornecia uma visão detalhada das condições das estradas coloniais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário