Matusalém
Espécie: Pinus longaeva
Idade: 4.854 anos
Essa árvore não foi batizada por acaso, né? Ela testemunhou todos os fatos que narramos no início do texto e ainda está viva — e sabe-se lá o que mais ela vai testemunhar ao longo de sua vida. Ela foi descoberta num parque nacional, na Califórnia.
Mas para evitar que seu fim seja o mesmo de Prometheus, os serviços florestais dos Estados Unidos não dizem qual árvore, exatamente, é Matusalém. Só revelaram que ela está em uma trilha no meio desse parque. Só os cientistas que cuidam dela sabem qual ela é. A foto ao lado, por exemplo, é da trilha.
O Grande Avô
Espécie: alerce-da-patagônia (Fitzroya cupressoides)
Idade: de 2.400 a mais de 5.000 anos
Outra árvore inteligentemente batizada é "O Grande Avô" — ou Gran Abuelo, no original em espanhol, já que a árvore está no Chile. Seu tronco é tão grande, com 4,3 metros de largura, que os pesquisadores só conseguiram pegar uma pequena amostra da base para calcular a idade da árvore sem danificá-la.
Dessa pequena amostra, foram contados 2.400 anéis. O resto da idade pode ser calculado por modelos estatísticos. Há quem diga que "O Grande Avô" tem 5.484 anos, por esses cálculos — o que s colocaria em primeiro lugar. Mas, como esses métodos ainda não são consenso entre a comunidade científica, a deixamos no terceiro lugar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário