domingo, 12 de novembro de 2023

Livros que Inacreditavelmente Previram o Futuro

'The World Set Free' (1914) - H.G. Wells

Escrito logo após da Primeira Guerra Mundial, 'The World Set Free' esboçou a possibilidade de armas atômicas quase 100 anos antes delas serem inventadas e lançadas.

Mesmo que as pessoas soubessem o poder da radioatividade na época, Wells antecipou seu uso destrutivo antes de qualquer outra pessoa.


'A Narrativa de Arthur Gordon Pym de Nantucket' (1838) - Edgar Allan Poe

No único romance completo escrito por Edgar Allan Poe, marinheiros estão à deriva e famintos no oceano depois que seu navio é atingido por uma tempestade. Desesperados, eles decidem sacrificar o marinheiro Richard Parker.


Quase 50 anos depois de Poe ter escrito sobre canibalismo, um Richard Parker da vida real foi morto e comido por seus companheiros depois que seu navio, o Mignonette, afundou numa tempestade.


'2001: Uma Odisseia no Espaço' (1968) - Arthur C. Clarke

Desenvolvido ao mesmo tempo que o filme de Stanley Kubrick, '2001: Uma Odisseia no Espaço' de Clarke tornou-se um clássico cult por sua representação realista de viagens espaciais.

Mas o que Clarke previu foram os pequenos luxos e comodidades a bordo da nave. Descrito como "newspads", pode-se dizer que ele imaginou o iPad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário