Cristóvão Colombo é geralmente creditado com a descoberta das Américas em 1492 a bordo do seu navio, o Santa Maria. Mas poderiam os marinheiros romanos ter tropeçado na pequena ilha brasileira 17 séculos antes?
Robert Marx, um famoso arqueólogo subaquático e caçador de tesouros afundados, pensa certamente que sim. Nos anos 80, encontrou objetos enterrados nas águas de uma baía perto do Rio de Janeiro que ele acredita terem vindo de um navio romano.
São objetos amorfos, grandes frascos que foram transportados por navios romanos no século II para transportar tudo, desde petróleo e água até vinho e cereais. Robert Marx acredita que eles estavam num navio romano que mais tarde foi apanhado por uma tempestade.
O fato de os amorfos terem sido encontrados num porto sugere que o navio navegou realmente para lá, em vez de se desviar do seu curso, talvez para se abrigar da tempestade. Portanto, os romanos teriam visto a terra do Brasil.
Estes artefatos incrustados de cracas, cobertos de coral, podem guardar o segredo quando os europeus viram pela primeira vez ou até aterraram nas Américas, abalando o registo histórico de Colombo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário