A vingança tardia de James Annesley
James Annesley nasceu em uma família rica e nobre na Irlanda no início do século XVIII, mas seu tio Richard estava determinado a herdar a riqueza dele. Richard teria se livrado até do próprio irmão, o pai de James, Arthur, com veneno, de acordo com suspeitas de historiadores. Então ele mandou sequestrar James, com 12 anos, e o enviou para a América, onde foi mantido como um servo por 12 anos. Aos 25 anos, James finalmente fugiu da servidão e conseguiu voltar para Londres.
Ele começou restaurando sua identidade, compartilhando sua história e, depois, recuperando sua fortuna de seu tio nos tribunais. Embora tenha morrido antes de ser capaz de recuperar o controle da riqueza familiar, James conseguiu jogar a reputação do tio na lama na esfera pública e, pelo resto da vida de Richard, ele foi visto como um traidor.
Não se meta com Gengis Khan
Gengis Khan estava procurando estabelecer relações comerciais ao longo da Rota da Seda com o Império Khwarezmiano e enviou uma caravana comercial de 500 homens para a cidade de Otra. Mas o governador de lá, Inalchuq - tio do Xá (imperador) Khwarazmiano - ficou desconfiado e com a permissão do Xá executou os mongóis. Quando Khan descobriu, deu uma segunda chance a eles e enviou três embaixadores para se encontrar com o Xá, explicar a intenção comercial dele e exigir que Inalchuq fosse punido.
O Xá imprudentemente raspou as barbas de dois dos embaixadores e decapitou o terceiro, enviando as barbas e a cabeça de volta para Khan. Qual foi sua resposta? Ele conquistou a cidade de Otra, executou Inalchuq (supostamente derramando prata derretida em seus olhos e ouvidos) e então varreu todo o império Khwarazmiano para fora do mapa. Dizem que Khan até mandou desviar um rio do local de nascimento do Xá para tornar o lugar inabitável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário