sábado, 18 de novembro de 2023

Livros que Inacreditavelmente Previram o Futuro

'Admirável Mundo Novo' (1932) - Aldous Huxley

Situado em 2540, em Londres, 'Admirável Mundo Novo' retrata uma sociedade na qual as pessoas escapam da realidade através do uso de drogas que melhoram o humor.

Foi só na década de 1950 que os cientistas fizeram experiências pela primeira vez com antidepressivos. Huxley conseguiu prever isso nos anos 30.

'Fahrenheit 451' (1953) - Ray Bradbury -

Quando o livro foi publicado em 1953, a televisão já era uma forma popular de entretenimento. Mas a maior parte da programação consistia em game shows, comédias roteirizadas e programas de notícias.


No entanto, 'Fahrenheit 451' apresentava o que soa muito parecido com o reality show moderno. Em seu livro, Bradbury imaginou um mundo em que televisores do tamanho de uma parede envolviam espectadores diretamente nos programas.


'As Viagens de Gulliver' (1726) - Jonathan Swift -

Nessa sátira, Jonathan Swift ridicularizou muitos aspectos da vida britânica, incluindo cientistas e suas pesquisas. Mas o que coloca este livro na lista é o fato do autor ter escrito sobre duas luas sendo encontradas ao redor de Marte - isso 150 anos antes delas serem realmente descobertas.


Swift também descreveu com precisão os comportamentos das luas. Por causa disso, várias crateras na lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, são nomeadas em homenagem a seus personagens.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário