1. O nome da Polônia (Polska) tem um significado especial. Sua origem é o nome Polanie, que significa "pessoas que vivem em campo aberto".
2. Faz fronteira com sete países, sendo: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Ucrânia e Rússia.
3. O país desapareceu do mapa várias vezes em sua história. Sim, o país desapareceu dos mapas mundiais entre 1772 e 1795, devido às divisões entre Rússia, Prússia e Áustria. Mais tarde, voltou ao mapa (mas tinha nomes diferentes) e finalmente se tornou independente em 1918.
4. Foi o segundo país do mundo a escrever uma constituição. A Polônia adotou sua primeira constituição escrita em 1791, tornando-se o primeiro país da Europa a escrever uma depois dos EUA (sem contar a constituição da curta República da Córsega em 1755). Para entrar em detalhes, a constituição foi aprovada pela Comunidade Polaco-Lituana, pois não era um estado independente na época.
5. A moeda local é o Zloty. Apesar de pertencer à Unio Europeia, a Polônia ainda possui moeda própria . O złoty é dividido em groszy e significa "dourado". Pronuncia-se "suote".
6. Um total de 16 Patrimônios Mundiais da UNESCO estão espalhados por todo o território polonês. Embora nenhuma cidade tenha mais de um.
7. O maior castelo do mundo fica na Polônia. O Castelo de Malbork é o maior castelo do mundo em área terrestre. Foi construído no século 13 como um castelo e fortaleza, é também um Patrimônio Mundial da UNESCO.
8. A vodka é originária da Polônia (sim, embora todos pensem que é russa). Este fato sobre a Polônia é muito debatido pelos russos, no entanto, acredita-se que a vodka tenha sido inventada na Polônia. A primeira menção escrita do espírito foi encontrada em documentos judiciais poloneses de 1405 e a vodka foi originalmente usada como remédio.
A Polônia produz a famosa bebida desde a Idade Média e hoje os poloneses ainda fazem algumas das melhores vodkas do mundo, produzindo cerca de 260 milhões de litros por ano.
9. É um dos maiores consumidores de cerveja. Sim! Os poloneses adoram cerveja e, de fato, estimam que um cidadão médio beba 99 litros por ano.
10. A Polônia tem uma das minas de sal mais antigas do mundo. Você já esteve dentro de uma mina de sal? Ao visitar a Polônia, você pode ver a Mina de Sal Wieliczka de 800 anos, uma das mais antigas do mundo. É famosa como a Catedral de Sal Subterrânea da Polônia, e você verá câmaras de sal, esculturas, candelabros e uma capela inteira esculpida em sal-gema enquanto se aventura a 135 metros abaixo do solo com seu guia.
11. A Polônia tem um dos ambientes mais diversos da Europa. O que você imagina quando pensa na Polônia? Florestas antigas? Montanhas enormes? Lagos deslumbrantes? Praias, desertos, dunas de areia ou pântanos?
Acredite ou não, a Polônia tem quase 800 km de costa arenosa, dunas de areia na região da Pomerânia, pântanos no Parque Nacional Biebrzański e até mesmo o único deserto da Europa central, Pustynia Błędowska.
12. Homens e mulheres da Polônia não podem ter o mesmo sobrenome. Substantivos terminados em –ski/ska ou –cka/cki funcionam como adjetivos e devem corresponder ao gênero. Ou seja, se o nome do seu pai for Brzezinski, se você for mulher, será chamada de Brzezinska.
13. Uma curiosidade muito triste, mas que faz parte de sua história. O maior número de assassinatos cometidos pelos nazistas ocorreu na Polônia. Cerca de seis milhões de poloneses morreram durante a guerra, sendo 50% deles judeus poloneses.
Por isso, a Polônia detém o recorde mundial do número de pessoas que receberam o título de “Justo entre as Nações”, que é recebido por não-judeus que arriscaram suas vidas ou sua liberdade para salvar judeus durante o Holocausto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário