Metedrina
O que era: Medicamento para emagrecer
O que tratava: Obesidade
O que o substituiu: Dietas saudáveis
Uma mulher ganhar um pouco de peso nos séculos 18, 19 e 20 era considerado inaceitável. A sociedade queria que as mulheres fossem sempre esbeltas e magras, então as mulheres estavam sempre dispostas a experimentar os últimos produtos da moda. Produtos como metedrina alegavam “manter a barriga saudável” e evitar ânsias.
Ajudou na perda de peso, mas apenas porque, na verdade, era metanfetamina. Os efeitos colaterais não deveriam ser confundidos e, como bem sabemos agora, é uma droga altamente viciante e perigosa que não traz nenhum benefício à saúde.
Sentar-se dentro de uma carcaça de baleia
O que era: Ficar sentado dentro de uma baleia morta
O que tratava: Artrite
O que o substituiu: Injeções de esteroides, terapia
Houve alguns tratamentos verdadeiramente bizarros ao longo dos anos que fazem pouco ou nenhum sentido. Este é um deles. No século XIX, alguns médicos na Austrália pensaram ter encontrado o segredo para curar a artrite – pelo menos temporariamente. Segundo eles, a resposta foi ficar sentado dentro de uma baleia morta por 30 horas.
Essa experiência pegajosa, nojenta e distintamente suspeita deveria aliviar a dor por um ano inteiro. A ciência por trás disso é duvidosa, para dizer o mínimo, mas alguns pacientes realmente tentaram, esperando que fossem curados de suas doenças. Na realidade, tudo o que fez foi fazê-los feder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário