Termo tem origem em palavras gregas
A palavra taxidermia é originada da junção de duas outras, de origem grega: taxis e derma, que significam, respectivamente, "arranjo" e "pele". Não há consenso sobre quem teria cunhado o termo. Uma das hipóteses mais aceita é de que teria sido Louis Dufresne, ornitólogo e taxidermista francês.
Ele era curador do Museu Nacional de História Natural de Paris, e escreveu a respeito do tema em um livro de 1803, considerado referência sobre taxidermia, uma espécie de dicionário sobre história natural. Contudo, não estranhe se ler que teria sido o zoólogo François Marie Daudin. A ele também é apontada a origem do termo.
Foi impulsionada durante o século XIX
Estudos apontam que a taxidermia próxima do que conhecemos hoje teria começado a surgir no século XVI, momento em que os europeus desenvolveram métodos e produtos químicos para conservação de peles de animais. Eles estavam dando início ao uso para vestimentas e montaria. Três séculos depois, a técnica já estava consolidada no meio científico.
Em 1851, Londres foi sede da Grande Exposição, um evento internacional de exposição da indústria, artes, ciência e comércio. Muitos taxidermistas estavam entre os mais de 15 mil expositores, que serviram de ponto de inspiração para um crescente interesse na técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário