quinta-feira, 31 de julho de 2025

O Senegal

O Senegal é um país da costa ocidental da África com uma rica herança colonial francesa e muitas atrações naturais. Dacar, a capital, abriga a antiga área da Medina e o estimado Musée Théodore-Monod, que expõe arte africana. Dacar também é conhecida pela vida noturna, que gira em torno da música mbalax nativa. Saint-Louis, antiga capital da África Ocidental Francesa, tem uma cidade antiga com arquitetura colonial.

Confira algumas curiosidades:

1- Localizado no ponto mais ocidental do continente africano, o Senegal foi batizado com esse nome em virtude do rio Senegal. Sua capital é a cidade de Dakar. Veja a seguir algumas informações desconhecidas, curiosas e interessantes sobre esse país.

2- O Senegal é formado por uma grande variedade de grupos étnicos: wolof, fulani, jola, mandingo, entre outros. O grupo predominante é o wolof, que representa 43% da população.

3- Existe também uma imensa quantidade de línguas étnicas nesse país, entre as quais o wolof, o fulani e o serer. A língua oficial, no entanto, é o francês.

4- Uma curiosidade muito interessante: existe um grande número de falantes de português e línguas oriundas. Os falantes dessas línguas de origem portuguesa estão concentrados sobretudo na região de Casamanse, no sul do país.

5- Entre as cidades mais populosas estão Dakar, Pikini, Thiés Nones e Saint-Louis. A região metropolitana de Dakar, a capital, concentra mais de 10% dos senegaleses.

6- A cidade de Dakar foi fundada em 1857 por colonizadores franceses. Devemos lembrar que Senegal e seus vizinhos Mauritânia, Chade, Guiné e Burkina Faso foram durante um bom tempo colônias da França.

7- Gâmbia é um país cercado pelo oceano Atlântico e pelo Senegal. Se um senegalês quiser viajar em linha reta do sul ao norte do seu próprio país, ou vice-versa, teria que atravessar Gâmbia.

8- Senegal e Gâmbia chegaram a formar uma única unidade federativa, a Senegâmbia, desfeita em 1989 em virtude de divergências entre as lideranças dos dois países.

9- A religião predominante é o islamismo, seguida por 87% da população.

10- Os principais rios são o Senegal, o Gâmbia e o Casamanse.

11- Já o clima é semi-árido, com temperaturas que nos meses mais quentes podem ultrapassar os 40º Celsius.

12- Um dos lugares mais curiosos do Senegal é o lago Retba, talvez o único no mundo cujas águas são cor-de-rosa. A coloração torna-se mais visível nos meses mais secos. Ela é resultado dos alto níveis de sal na água, que em alguns locais pode chegar a 40%. Assim como no Mar Morto, as pessoas que nele mergulham não afundam.

13- O país foi durante muito tempo ponto de chegada do rali Paris-Dakar, uma das mais conhecidas disputadas dessa modalidade. As ameaças constantes de fundamentalistas islâmicos acabaram contribuindo para que a disputa fosse transferida para a América do Sul, onde é atualmente chamada apenas de Rali Dakar.

14- O Senegal foi a única colônia da França a ter seus cidadãos reconhecidos como cidadãos franceses. A independência total só foi consolidada na década de 1960.

15- Assim como em muitos países africanos (e islâmicos, uma vez que a maioria da população segue essa religião), a poligamia é uma prática comum. Os homens podem ter duas, três ou mais esposas.

16- Músicas cantadas em português (ou numa mistura de português com outra língua) são até comum por lá. Boa parte é oriunda de Cabo Verde, uma antiga colônia portuguesa na costa Africana.

17- Um dos principais destinos turísticos de Dakar é a ilha de Gorée, um antigo “entreposto” de comercialização de escravos, por onde, acredita-se, tenham passado milhões de escravos em direção ao continente americano.

18- A música senegalesa é conhecida no mundo todo, principalmente na Europa. Entre os músicos locais que conquistaram fama mundial estão Youssou N’Dour e Akon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário