sábado, 19 de julho de 2025

Animais com Rituais Bizarros de Acasalamento

Baiacu

Em 1995, pesquisadores do Japão encontraram círculos misteriosos no fundo do mar medindo cerca de 2,1 metros de diâmetro. Em 2013, novos estudos revelaram que esses buracos foram criados por uma espécie de baiacu durante sua tentativa de acasalamento.

Os machos nadavam ao longo do fundo do mar batendo suas nadadeiras para esculpir as cristas e vales encontradas nos círculos. Esse processo inteiro dura entre sete e nove dias. Depois, o círculo é decorado com fragmentos de conchas e sedimentos. Tudo isso é feito para atrair o interesse de fêmeas, que depositarão seus ovos no centro do ninho criado pelos seus amantes. 

Beija-flor

Em uma espécie de beija-flor, conhecida como rabo-de-espátula, os machos atraem as fêmeas balançando suas longas caudas para frente e para trás. Essa parte do corpo costuma ser extremamente bela e chamativa, composta por quatro penas medindo cerca de 15 centímetros de comprimento — duas vezes o comprimento do corpo das aves.

Essas penas são pontiagudas e possuem uma coloração iridescente brilhante, mas apenas nos machos. Portanto, eles atuam de forma parecida com os pavões, realizando uma magnífica "dança do acasalamento". No fim, quem dançar "melhor" conquistará sua parceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário