Os atiradores de Tupac Shakur
Os meios de comunicação há décadas culpam músicas, filmes e videogames pelo crescimento dos crimes violentos entre adolescentes e jovens adultos, embora muitas dessas teorias tenham sido desmascaradas ou abandonadas. Em 1994, no entanto, dois adolescentes tentaram usar esse argumento a seu favor.
Dois adolescentes em Milwaukee, Wisconsin, EUA, orquestraram e executaram um ataque sniper em um veículo da polícia armada que deixou um policial morto. A defesa deles no tribunal foi a de que eles sofreram lavagem cerebral por letras de rap violentas, nomeadamente as de Tupac Shakur. O tribunal rapidamente rejeitou essa defesa e condenou os dois adolescentes à prisão perpétua.
Qual gêmeo é o malvado?
A história do gêmeo bom e do gêmeo mau é bem conhecida e tem sido usada com frequência, embora quase sempre sem sucesso, em casos fracos de defesa. Uma vez, no entanto, em 2009, essa linha de defesa salvou a vida de dois irmãos.
Sathis e Sabarish Raj, dois irmãos malaios, ambos no ramo do contrabando de drogas, foram a julgamento por traficar grandes quantidades de maconha e ópio para o país. Se eles fossem considerados culpados, a punição seria a execução.
Mas a acusação encontrou um problema e tanto. Eles não sabiam que os dois Raj eram gêmeos e achavam que estavam lidando apenas com uma pessoa. Cada irmão culpou inflexivelmente o outro pelo crime e como nem a polícia nem a acusação conseguiram identificar definitivamente qual irmão foi pego pela câmera contrabandeando drogas, ficou impossível provar a culpa dos dois e ambos saíram livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário