segunda-feira, 18 de novembro de 2024

As Incríveis Histórias por trás de Fotografias Vencedoras do 'Prêmio Pulitzer'

Retorno de um distinto soldado da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial havia chegado em sua metade em 1943 para os Estados Unidos e um de seus muitos soldados, Lt. Col. Robert Moore, retornar para casa depois de estarem no olho do furacão por 16 meses. Ele havia conduzido com sucesso o seu batalhão contra os Panzers na África do Norte e recebeu a Cruz de Serviço Distinto pela sua bravura.

Earle Bunker, com o jornal 'Omaha World-Herald', havia esperado pacientemente por quase um dia na estação para o trem de Robert chegar, para que ele pudesse registrar a comovente imagem da feliz reunião de um soldado americano com sua esposa aos prantos e filha de sete anos. Na foto, seu rosto não é mostrado como um tributo aos heróis de guerra retornando para casa.

A devastação pós-guerra na Ilha Tarawa

A angustiante imagem dos danos pós-guerra capturada por Frank Filan retrata a rígida e implacável realidade da guerra. Um soldados americano deitado, sem qualquer movimento, cercado pela devastação na Ilha de Tarawa conta a história de homens e mulheres que sacrificaram suas vidas pelo seu país.

Um fotógrafo da Associated Press, Frank cobriu a violenta batalha no Oceano Pacífico por três anos quando encontrou essa perturbadora paisagem em seu terceiro dia na ilha. Nos dias anteriores, ele havia perdido seu equipamento tentando salvar um homem e precisou pedir uma câmera emprestada para registrar a foto responsável pelo seu Pulitzer um ano depois, em 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário