Execução à luz do dia em Saigon
Em fevereiro de 1968, Nguyen Ngoc Loan, comandante da polícia nacional do sul do Vietnã, assassinou Nguyen Van Lem. Ele executou o homem em frente a todo mundo, um fotógrafo da Associated Press, Eddie Adams, chegou a tempo de presenciar o ocorrido.
Lem era o comandante de um infame esquadrão de vingança que havia assassinado muitas pessoas desarmadas algumas horas antes naquele mesmo dia, motivo pelo qual o General o neutralizou no mesmo instante. Por outro lado, Eddie se arrependeu de ter capturado a imagem, que venceu o Prêmio Pulitzer e se tornou um emblema da Guerra do Vietnã.
Salto de fé de um hotel em chamas
Aqui está uma imagem que desperta uma sensação de ansiedade em nós. Com o prédio em chamas, será que ela conseguiu sair viva dessa situação? A resposta é sim, mas o que torna esta imagem ainda mais interessante é o fotógrafo, que fez história por se tornar o primeiro amador a receber um Pulitzer.
Arnold Hardy, de 26 anos, estava se divertindo com seus amigos quando se deparou com o Winecoff Hotel sendo engolido pelo fogo, sem qualquer chance de seus hóspedes escaparem a não ser saltando dos andares mais altos. Com apenas uma única lâmpada de flash, das cinco que tinha, o jovem apontou sua câmera para a mulher para registrar sua queda livre; e por seu esforço, Arnold recebeu o prêmio em 1947.
Nenhum comentário:
Postar um comentário