segunda-feira, 11 de novembro de 2024

As Incríveis Histórias por trás de Fotografias Vencedoras do 'Prêmio Pulitzer'

Registrando uma revolta

A foto vencedora do Pulitzer de 1942 intitulada "Revolta dos Grevistas da Ford" conta a história da primeira greve realizada por funcionários da Ford. Em 1941, um colaborador foi demitido e, em oposição, resolveram ficar de campana em frente aos portões, incentivando outros funcionários a se juntarem ao protesto. Um homem, exibido na imagem, em vez de pensar duas vezes, tentou entrar para trabalhar e foi bloqueado e atacado pelos grevistas.

No momento exato, o fotógrafo da imprensa Milton E. Brooks, do Detroit News, apanhou sua câmera e tirou a imagem que lhe renderia o prestigiado prêmio. Ele era apelidado de Milton "One-Shot" (Disparo Único) porque sua câmera era lenta para capturar imagens, mas seu apurado senso sempre garantiu que as fotos estivessem perfeitas.

Marinheiro com sede implorando por água

Uma olhada atenta nessa imagem de um marinheiro implorando por água é o suficiente para ficar para sempre com a sensação de desolação do registro impresso na mente. Não conseguimos imaginar como deve ter sido para o fotógrafo Frank Noel, que testemunhou pessoalmente a cena. Ele estava em Cingapura durante os ataques japoneses de 1942, que levou à morte de milhares de pessoas que tentavam fugir através de um navio britânico.

Quando o navio foi atacado, passageiros, incluindo Frank, usou barco salva vidas para escapar para as ilhas vizinhas. A mais ou menos 435 quilômetros de Sumatra, ele encontrou outro barco com refugiados indianos, que clamavam por um pouco de água para beber, da qual não tinham. Desamparado, 'Pappy' Noel pegou a sua câmera e capturou aquele momento de desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário