Píton-africana
As pítons-africanas vivem na África Subsaariana e são consideradas uma das maiores cobras do planeta, podendo atingir até 5 metros de comprimento. Apesar disso, já foram relatados casos de alguns exemplares que chegaram até 8 metros!
Além de serem muito compridos, esses animais também são super robustos e se alimentam, geralmente, de aves, antílopes, filhotes de cães selvagens, filhotes de leopardos e muitos outros mamíferos — e, de vez em quando, preferem um humano como almoço! Mas não se preocupe: essa "dieta especial" é raríssima.
Píton-reticulada
As pítons-reticuladas são consideradas as maiores serpentes do mundo em comprimento! O tamanho corporal médio dessa espécie é de 4,78 metros. No entanto, algumas delas já atingiram o gigantesco número de 9 metros de comprimento! Em relação ao peso, elas também são enormes — a média é de 170 kg, com registros de animais com 270 kg.
São animais carnívoros e agressivos — aplicam botes quando estão ameaçados. Considerados predadores oportunistas, se aproximam muito lentamente das presas e as surpreendem com um bote certeiro! Entre seus alimentos preferidos estão os morcegos, os musaranhos e os veados. Apesar dos ataques a pessoas serem raros, há registros da espécie que já se deliciaram com seres humanos.
Também são ótimas nadadoras, sendo encontradas até mesmo em alto-mar. Por conta dessa capacidade, as pítons-reticuladas já colonizaram diversas ilhas dentro da sua área de alcance. Apesar disso, são encontradas, geralmente, em florestas e pântanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário