O monstro do Lago Ness
Poucas lendas são tão queridas em todo o mundo como o monstro do Lago Ness – que até ganhou o carinhoso apelido de Nessie. Ele seria uma criatura misteriosa que, segundo a lenda, habitaria o lago escocês de Ness. Ao longo dos mais de 1500 anos de avistamentos, o monstro já foi descrito como um plesiossauro, réptil marinho pré-histórico, como uma enguia e até um peixe-gato gigante.
O auge da lenda está na década de 1930, quando uma série de relatos sugeria que o monstro havia sido avistado no Lago Ness, sendo grande responsável por sua fama mundial. E pensar que tudo isso começou no século VI, quando São Columba viu algo na água que o assustou.
Kraken
Do fundo do mar surge a lenda do kraken, um gigante monstro marinho semelhante a uma lula, que aterrorizaria os marinheiros desde o distante século XII. A primeira citação ao ser lendário foi feita pelo rei norueguês Sverre, em 1180. Por séculos, permaneceu como uma espécie de alerta a quem se aventurasse nos mares.
Apesar de antigo, não há mais relatos a seu respeito desde o século XIX, quando o navio Ville de Paris naufragou e os barcos que partiram em seu socorro acabaram desaparecendo. Seja como for, o kraken entrou para a cultura popular, sendo tema de filme, jogos e até nome de bebida alcoólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário