Ignaz Semmelweis
Algo tão simples como lavar as mãos não existia até que o médico húngaro Ignaz Semmelweis tornou obrigatório que seus alunos esterilizassem as mãos em um fluido especial depois de retornarem das autópsias. Uma vez implementada essa nova regra, a taxa de infecção no resto do hospital despencou.
A Hungria graciosamente adotou o novo procedimento de lavagem de mãos, mas Semmelweis teve problemas para vender a ideia para o resto da Europa e, por causa de sua frustração pelo mundo por não adotar suas técnicas de esterilização, ele acabou sendo levado parcialmente à loucura. Ironicamente, Semmelweis mais tarde morreu em razão de uma ferida na mão infectada que não foi tratada adequadamente pelos médicos do asilo.
John Snow
O médico inglês John Snow descobriu que a causa do surto de cólera era a água de Londres em 1854, com evidências indiscutíveis e empíricas para apoiar sua teoria.
Snow estudou de quais fontes de água os pacientes com cólera estavam bebendo e descobriu que eles invariavelmente bebiam da mesma fonte. Infelizmente, tanto para Snow quanto para Londres, seus argumentos foram rejeitados em favor da sempre predominante teoria do miasma, até que evidências de contaminação nas fontes de água estudadas foram eventualmente encontradas.
Robert Goddard
O físico americano Robert Goddard é o inventor do foguete movido a combustível líquido. O Goddard Space Center da NASA é nomeado em sua homenagem. Mas a vida dele não foi fácil. Quando propôs pela primeira vez a possibilidade da exploração espacial movida a foguetes ele foi considerado ridículo.
Muito antes do lançamento do Sputnik, em 1957, colocar a exploração espacial na vanguarda da imaginação pública, Goddard publicou um artigo em 1919 intitulado 'Um Método para Alcançar Altitudes Extremas' que expôs o que hoje são considerados os fundamentos da ciência dos foguetes. Embora Goddard seja hoje considerado o pai da Era Espacial e da ciência dos foguetes, o trabalho de sua vida foi largamente ignorado e desrespeitado durante sua própria vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário