Aristarco
O astrônomo da Grécia Antiga, Aristarco, nasceu em 310 a.C. na ilha de Samos e desenvolveu uma das teorias mais revolucionárias da história humana milhares de anos antes dela ser comprovada.
Aristarco recebe o crédito pelo desenvolvimento da primeira teoria heliocêntrica das estrelas que coloca o Sol, não a Terra, no centro do nosso sistema solar. Embora ele tenha sido ridicularizado em sua própria época, as crenças de Aristarco foram finalmente aceitas em 1610, quando a teoria heliocêntrica foi comprovada pelo astrônomo renascentista Galileu.
Giordano Bruno
A influência de Giordano Bruno e sua participação nas artes ocultas pode até ofuscar suas crenças mais cientificamente sólidas, porém o filósofo e teórico do século XVI tinha ideias sobre a natureza do universo que estavam séculos à frente de seu tempo. E podem ter sido a causa de sua morte.
Bruno foi rápido em aceitar um modelo heliocêntrico do sistema solar e foi ainda mais longe! Ele alegou que o universo como um todo não tinha centro e era de fato um plano infinito. Isso e muitas outras crenças eram consideradas heresia nos anos 1500, o que levou a Igreja Católica a ordenar a execução de Bruno. Hoje, quase todos os astrônomos compartilham a crença de Giordano Bruno de que o universo é infinito.
Joseph Lister
É difícil acreditar que, apenas algumas centenas de anos atrás, antes de Louis Pasteur desenvolver a teoria dos germes em 1870, cirurgias eram realizadas sem que os médicos esterilizassem a área ou mesmo lavassem as mãos antes.
Sim, as cirurgias eram conduzidas exatamente assim. Todas as infecções e doenças que surgiam depois eram culpa do "ar ruim". Em meados do século XIX, o médico inglês Joseph Lister provou que essa teoria de "ar ruim" ou "miasma" estava errada, e desenvolveu o primeiro spray antisséptico do mundo. Infelizmente, foram necessárias décadas para a comunidade médica aceitar que a falta de limpeza dos doutores poderia ser a fonte de tantas infecções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário