sábado, 14 de setembro de 2024

Alguns dos Livros Mais Raros da História

Tamerlão e Outros Poemas, de Edgar Allan Poe

O mestre do horror Edgar Allan Poe publicou em 1827 uma pequena coleção que foi chamada de 'Tamerlão e Outros Poemas'. Ocorre que só cinquenta exemplares desta primeira edição foram feitos. Com sua morte, em 1849, os estudiosos começaram a buscar cada vez mais por seus primeiros livros, e descobriram que só restavam 12 cópias do Tamerlão.

Uma cópia desta primeira edição, que tem cerca de quarenta páginas, foi vendida em 2009 por US$ 600 mil – o que equivale a mais de 3 milhões de reais.

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

O clássico livro escrito por Lewis Carroll foi publicado em 1865. Da primeira edição original, com ilustrações de John Tenniel, restam apenas 22 exemplares. Seis estão nas mãos de colecionadores e os demais estão armazenados em bibliotecas importantes.

A ideia inicial é que esta primeira edição tivesse duas mil cópias, mas Tennel estava insatisfeito com sua arte e pediu que ela fosse recolhida. Carroll deu então estas 22 cópias restantes para seus amigos e familiares. Em 2006, um exemplar desta edição original foi vendido por cerca de US$ 2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário