sexta-feira, 1 de março de 2024

Tesouros Históricos Encontrados com Facilidade

Última obra de Shakespeare

John Stone, um estudioso da Universidade de Barcelona, andava pela biblioteca de Royal Scots College, em Salamanca, quando ele notou um diferenciado livro de peças inglesas. Nas páginas estava escrito 'Os Dois Nobres Parentes', de William Shakespeare. 

Publicada em 1634, essa peça foi escrita entre 1613 e 1614 com o auxílio do dramaturgo John Fletcher. Inclusive, muitos historiadores pensam que essa teria sido a última obra escrita de Shakespeare antes de morrer em 1616. Encadernada em couro, a edição original nunca chegou a ser vendida para lugar nenhum.

Peça de xadrez de marfim

Enquanto vasculhavam pela cozinha, uma família escocesa acabou encontrando uma diferenciada peça de xadrez feita de marfim de morsa. Posteriormente, eles descobriram que seu avô havia comprado esse item por US$ 6 em 1964 na cidade de Edimburgo.

De acordo com os membros da família, nem mesmo o avô sabia que aquele artefato possuía qualquer valor. Após uma análise mais detalhada, foi possível constatar que aquele item pertencia à coleção de 93 peças de xadrez de Lewis Chessmen — estatuetas de origem escandinava. Até então, apenas cinco peças não foram encontradas e uma casa de leilão estimou o valor de cada uma delas em US$ 1,3 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário