Frango Frito
Nos Estados Unidos, o frango frito tem uma associação racista bastante pejorativa. Há uma razão histórica, que é a seguinte: com a fim da Guerra da Secessão e a derrota dos Confederados, a escravidão foi abolida. Por consequência, as pessoas escravizadas que foram libertadas tiveram que achar maneiras de se virar.
Para auxiliar suas famílias, muitas mulheres passaram a vender comida caseira — dentre eles, o frango frito — para os passageiros que circulavam nos trens. Várias dessas mulheres ganharam um bom dinheiro dessa forma, o que acabou fazendo com que os sulistas brancos vissem esse sucesso como uma afronta.
Assim, não demorou muito para que caricaturas de negros com frango frito aparecessem em vários lugares, como em objetos domésticos, tais como talheres e saleiros. Além disso, elas passaram a circular em jornais, difundindo o estereótipo pelo país todo. Nestes desenhos, as pessoas negras sempre apareciam consumindo estes alimentos com as mãos, enfatizando uma espécie de "brutalidade" nelas, e mesmo uma associação a animais.
O estereótipo ficou tão forte que foi parar no cinema. No clássico 'O Nascimento de uma Nação', de 1915, o diretor DW Griffith retrata negros (na verdade, atores brancos fazendo black face) indo parar no Congresso, enquanto comem frango frito com as mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário