sexta-feira, 1 de março de 2024

O Destino dos Assassinos mais Infames da História

Edward Oxford

A Rainha Vitória sofreu nada menos que oito atentados contra sua vida durante seu reinado. Nenhum deles foi bem sucedido e ela morreu de causas naturais aos 81 anos. A primeira dessas tentativas, em 1840, foi obra de Edward Oxford.

Apesar de ninguém ter sido ferido no tiroteio, muito menos a rainha, Oxford foi preso e acusado de traição. Um júri o considerou "inocente por motivo de insanidade" e ele ficou internado por mais de uma década até ser exilado na Austrália, onde viveu tranquilamente até sua morte em 1900.

Charles Guiteau

Apenas quatro meses depois de ser empossado como o 20º presidente dos Estados Unidos, James Garfield saiu de um trem em Baltimore, Maryland, onde Charles Guiteau, um advogado e republicano linha-dura, estava esperando pelo presidente. Ele atirou duas vezes nas costas de Garfield.

Guiteau foi considerado durante muito tempo por sua família como louco e, depois de seu enforcamento, seu cérebro foi preservado para análise científica. Examinadores encontraram sinais de sífilis em Guiteau. No século XIX, era amplamente acreditado que essa doença poderia causar insanidade. Exames psicológicos posteriores mostraram que ele sofria de esquizofrenia. Os restos do cérebro dele estão expostos no Museu Mütter, na Filadélfia.

Nathuram Godse

Mahatma Gandhi, conhecido em todo o mundo por ser o exemplo de pacifista, foi o grande responsável pela Índia ganhar a independência da Inglaterra em 1947. Apesar de ser adorado por seus princípios de tolerância e não-violência, Gandhi tinha seus inimigos.

Apenas um ano depois que a Índia ganhou sua independência da Inglaterra, Gandhi estava a caminho de uma reunião de oração e foi baleado três vezes no torso por Nathuram Godse, aparentemente devido ao sentimento anti-muçulmano de Godse e sua raiva pelos ensinamentos de aceitação de Gandhi (o próprio Gandhi era um Hindu Sanatani). Mesmo contra todos os desejos dos filhos de Gandhi, que alegaram que o pai nunca apoiaria a pena capital, Godse foi enforcado em 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário