sábado, 10 de fevereiro de 2024

Invenções Impressionantes da Antiguidade que a Ciência ainda não Consegue Explicar

O Hipogeu de Hal Saflieni

Debaixo da nação insular de Malta está uma necrópole subterrânea expansiva conhecida como o Hipogeu de Hal Saflieni. Originalmente descoberto em 1902, especialistas acreditam que tenha sido construído por volta de 2500 a.C. a partir de calcário.


Uma sala em particular, agora conhecida como câmara oráculo, deixa os cientistas perplexos até hoje. Qualquer som feito dentro desta sala é amplificado quase 100 vezes, em um feito alucinante da acústica antiga. Os cientistas não têm certeza se isso foi feito intencionalmente devido a técnicas inexplicavelmente avançadas ou se foi pura sorte.


Pedra do Sol Viking

Velhas histórias nórdicas contam que uma pedra mágica era indispensável para marinheiros vikings que atravessavam os mares traiçoeiros. Diziam que esta pedra identificava com precisão inexplicável a posição do Sol, mesmo através de um céu extremamente nublado.


Os cientistas de hoje acreditam que essas pedras sejam pedaços de espato da islândia, ou calcita, mineral conhecido por ter efeitos polarizadores. Mas os especialistas não foram capazes de replicar o processo de usar essas pedras para localizar o Sol.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário