Coroa da Grécia Antiga
Em 2016, um homem de Somerset, na Inglaterra, encontrou um item curioso entre as coisas que havia herdado da recém-falecido avô: uma impressionante e muito bela coroa de ouro. Sem saber o que aquilo realmente era, ele decidiu chamar especialistas para receber novas opiniões.
Após algumas análises, os pesquisadores concluíram que o artefato de meio quilo e apenas 20 centímetros era de origem grega antiga e tinha aproximadamente 2,3 mil anos — pertencendo à Era Helenística. Em junho daquele ano, a peça seria leiloada pela bagatela de US$ 200 mil.
Pintura perdida de Caravaggio
O ano era 2014 e uma família de Toulouse, na França, decidiu descer até o seu porão para verificar um vazamento de água. Atrás de um colchão velho apoiado na parede, no entanto, eles descobriram uma pintura empoeirada e parcialmente manchada com a água.
Então, a família chamou um leiloeiro que passou a buscar contato de especialistas para saber a origem daquela obra. Após cinco anos, foi descoberto que o quadro havia sido pintado em 1607 pelo notável artista italiano Caravaggio — batizada de Judite e Holofernes. A obra foi autenticada no valor de US$ 170 milhões, mas foi vendida por um preço mantido em sigilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário