sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Com a Ajuda da I.A., É Assim que Estas Figuras Históricas Seriam Hoje

Jane Austen

“É uma verdade universalmente reconhecida” que Jane Austen era uma rainha da literatura! Mas nem todos apreciaram o seu dom com a caneta – teve de publicar as suas obras anonimamente, pois não teriam vendido bem se as pessoas soubessem que era uma mulher que estava por detrás dos tão apreciados romances.

Infelizmente, faleceu demasiado jovem, aos 41 anos, com apenas seis romances escritos. Mas, pelo menos, após a sua morte, ganhou o reconhecimento que merecia em vida. Felizmente, até hoje, os seus livros têm tido um sucesso incrível e ainda são impressos.

Imperatriz Elisabeth da Áustria

Talvez não a conheças como Imperatriz Elisabeth (embora fosse esse o seu nome). Em vez disso, talvez reconheça a sua alcunha, Sisi, graças às várias adaptações cinematográficas e televisivas da história da sua vida que foram feitas ao longo dos anos.

Casou-se com o imperador Francisco José I quando tinha apenas 16 anos, o que a lançou na vida formal da corte. No entanto, parece que apanhou o jeito à coisa, porque se tornou instrumental na criação da monarquia dual da Áustria-Hungria.

Aristóteles

Quando imaginamos os grandes génios, vêm-nos provavelmente à cabeça três pessoas: Sócrates, Platão e Aristóteles. Afinal de contas, grande parte da nossa filosofia e ciência modernas foram construídas sobre os alicerces que estes homens criaram. Sem surpresa, Aristóteles foi aluno de Platão a partir dos 17 anos.

Pouco depois de o seu mentor e professor ter falecido, Aristóteles tornou-se ele próprio tutor, uma vez que lhe foi pedido que ensinasse o jovem Alexandre, o Grande (antes de este ser grande, obviamente). A sua imagem atual transmite certamente a sabedoria que adquiriu ao longo dos anos… mesmo que não tenhamos a certeza de que se pareça com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário