segunda-feira, 4 de abril de 2022

Mentiras que Entraram para a História!

As fadas de Cottingley
Duas primas jovens, Elsie Wright e Frances Griffiths, conseguiram enganar ninguém menos que o escritor Sir Arthur Conan Doyle (o criador do personagem icônico Sherlock Holmes) quando a dupla travessa forjou uma série de fotografias em 1917. Elas queriam mostrar que tinham encontrado fadas míticas em Cottingley, no norte da Inglaterra. Na década de 1980, Elsie e Frances admitiram que as 'fadas' eram recortes de papelão copiados de um livro infantil.

Diários de Hitler
O maior escândalo que atingiu o jornalismo alemão depois de 1945 foi a farsa do 'Diário de Hitler'. Em 25 de abril de 1983, a revista Stern fez um anúncio sensacional, alegando que um de seus repórteres havia descoberto uma série de 60 volumes de periódicos supostamente escritos por Adolf Hitler. Stern e o britânico Sunday Times pararam de publicar os 'diários' depois que uma amostra dos documentos provou que eles eram falsos. O falsificador, Konrad Kujau, foi preso e vários editores perderam seus empregos.

Um falsificador da arte
O pintor holandês Han van Meegeren é considerado um dos mais engenhosos falsificadores de arte do século XX. Nascido em 1889, Meegeren conseguiu enganar alguns dos mais rígidos críticos de arte e historiadores de arte da época, forjando pinturas de alguns dos artistas mais famosos do mundo, incluindo Pieter de Hooch e, principalmente, Johannes Vermeer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário