O tubarão da Groenlândia de 512 anos
Este enorme tubarão da Groenlândia foi descoberto no Oceano Atlântico Norte por pesquisadores que estimaram sua idade em 512 anos. Esta estimativa de idade o torna o vertebrado vivo mais velho do mundo!
Os tubarões da Groenlândia vivem normalmente de 300 a 500 anos e estima-se que cresçam apenas um centímetro por ano. Parece que esse tubarão estava vivo durante alguns dos eventos mais importantes do mundo, como a fundação dos Estados Unidos em 1776, o naufrágio do Titanic e as duas guerras mundiais.
Quatro árvores em um tronco
“O que está morto nunca pode morrer”, diz o ditado da popular série Game of Thrones, que se encaixa perfeitamente a essa imagem. A árvore caída foi arrancada em uma tempestade, mas isso não a impediu de permitir que mais quatro árvores crescessem a partir dela.
É normal que novas plantas e fungos se desenvolvam em um tronco caído, mas essas árvores não são espécimes humildes, são mais altas do que a própria árvore arrancada. É uma das coisas mais raras de se ver neste mundo estranho. A natureza é realmente incrível.
Uma árvore que sobreviveu a Hiroshima
No bombardeio nuclear da cidade japonesa de Hiroshima em 1945, muitas pessoas infelizmente morreram. Mas, surpreendentemente, esta árvore, localizada a apenas 750 metros do ponto de detonação, sobreviveu.
Enquanto muitos sobreviventes acreditaram que nada floresceria na cidade por muito tempo, esta árvore, junto com várias outras árvores na área, cresceu por 75 anos. Desde a Segunda Guerra Mundial, a árvore tem entregado uma mensagem de esperança para pessoas em todo o mundo. Mais uma vez, é a natureza que nos dá lições valiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário