Centopeia-gigante-amazônica
A maior centopeia do mundo pode ser encontrada no Brasil e em outros lugares da América Latina, como Aruba, Colômbia, Venezuela e Curaçao. Elas podem chegar a 30 cm de comprimento e injetam um veneno bastante potente através de suas patinhas. Para piorar, elas podem viver até 10 anos e são carnívoras.
Entretanto, o ser humano não precisa se preocupar tanto. Até hoje, apenas um caso fatal foi relatado: uma criança que foi atacada por uma centopeia escondida em uma lata de refrigerante. Normalmente, a espécie ataca animais menores, como aranhas, escorpiões, sapos, lagartos, cobras, pássaros, ratos e morcegos.
Formiga-cabo-verde
Já pensou em levar uma picada que mais parece um tiro? Na tabela Schmidt, que avalia a intensidade da dor de uma picada, a da formiga-cabo-verde fica em primeiro lugar. A dor é descrita como “estar andando sobre carvão em chamas com um prego enferrujado de 8 centímetros fincado no seu calcanhar”.
A toxina injetada pela picada contribui para a intensidade da dor, porém, ela não é fatal. Por conta disso, algumas tribos brasileiras têm até um ritual de passagem envolvendo a espécie: os homens vestem luvas cheias de formigas-cabo-verde e precisam aguentar os ataques por 1 minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário