quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Turquia II

6- Você pode cruzar continentes por um túnel. Desde 2013, a linha integrada de metrô Marmaray, que tem 13,6 km, conecta estações no continente europeu e asiático. Ele está há 55 metros abaixo do nível do mar e é a prova de terremoto. Há grandes navegações passando literalmente em cima da sua cabeça. O nome Marmaray é a combinação das palavras Mármara, referindo-se ao mar de Mármara, com a palavra ray, que em turco significa trilho.

7- No idioma turco há uma palavra com 75 letras. O idioma turco passou por uma reforma nos anos de 1920 quando o alfabeto árabe foi substituído pelo latino. A maior palavra turca possui nada menos que 75 letras e é a:

Muvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine. A tradução não nos faz muito sentido e fica algo como: “Como se você fosse daqueles que não podemos facilmente transformá-lo em um criador de mal sucedidos”.

8- Maior exportador de nozes do mundo. Devido ao clima, a Turquia é um dos maiores produtores de oleaginosas do mundo. Por lá, é possível encontrar com facilidade pistache, castanha, nozes, amendoim, avelã e amêndoas da melhor qualidade a preços mais acessíveis. As nozes ganham destaque: o país supre 80% da demanda mundial. É muito interessante ver as árvores, sementes e frutos frescos.

9- As ruínas da antiga e lendária cidade de Tróia estão localizadas na Turquia. Quem nunca ouviu falar na Helena de Tróia ou, então, da expressão popular “entre gregos e troianos, salvaram-se todos” ou “é impossível agradar a gregos e troianos”. Na cidade chamada Çanakalle é possível visitar o sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia (Truva em turco). Lá também se encontra a réplica do cavalo de Tróia que foi construído especialmente para o filme Tróia, com o Brad Pitt, lançado em 2004. Conta à lenda que, após longos anos de guerra, o herói grego Odisseu construiu o oco cavalo de Tróia que ofereceu como presente aos troianos e dentro estavam os mais bravos guerreiros. A estratégia foi a forma de invadir a cidade e obter a vitória grega.

10- A flor tulipa foi levada da Turquia para a Europa. Apesar das tulipas serem super famosas na Holanda, atraindo milhares de turistas todos os anos para o Festival de Tulipas, elas começaram a ser cultivadas durante o império Otomano, na Turquia. Hoje existem mais de 100 espécies com dezenas de cores. Desde 2006, entre Abril e Maio, há o Festival de Tulipas também em Istambul, com milhões de bulbos de diversas cores e tipos plantados em parques e avenidas que tornam a cidade ainda mais bela nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário