segunda-feira, 20 de outubro de 2025

A Coreia do Sul I

A Coreia do Sul, uma nação do Leste da Ásia localizada na metade sul da Península da Coreia, compartilha uma das fronteiras mais militarizadas do mundo com a Coreia do Norte. Ela também é conhecida pelo interior verde, com colinas repletas de cerejeiras e templos budistas com séculos de existência, além de vilas de pescadores na costa, ilhas subtropicais e cidades com tecnologia avançada como Seul, a capital.

Confira algumas curiosidades:

1- Seu nome oficial é República da Coreia.

2- O país faz fronteira terrestre com a Coreia do Norte e marítima com o Mar do Japão, o Estreito da Coreia e o Mar Amarelo.

3- A Coreia do Sul é dividida da seguinte forma:

• Cidade especial: Seul.

• Cidades metropolitanas: Busan, Daegu, Incheon, Gwangju, Daejeon e Ulsan.

• Cidade autônoma especial: Sejong.

• Províncias: Gangwon, Gyeonggi, Chungcheong do Norte, Chungcheong do Sul, Gyeongsang do Norte, Gyeongsang do Sul, Jeolla do Norte e Jeolla do Sul.

• Província autônoma especial: Jeju.

4- 70% do país é coberto por montanhas!

5- A Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ), criada em 1953, é uma barreira de 250 quilômetros de comprimento que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.

6- Desde 1974, o país encontrou 4 túneis escavados pela Coreia do Norte que cruzam a Zona Desmilitarizada da Coreia. Acredita-se que eles foram criados como uma rota de invasão militar. O 3º túnel, conhecido como o Terceiro Túnel de Agressão, é agora um ponto turístico. Vale lembrar que o túnel é protegido com 3 barricadas de concreto!

7- A DMZ também é um campo minado! Existem cerca de 1 milhão de minas terrestres enterradas em seu solo.

8- A maior parte da população da Coreia do Sul não possui uma religião (56.1%), já 19.7% dos sul-coreanos são protestantes, 15.5% budistas e 7.9% católicos.

9- É o berço de grandes empresas como Samsung, LG, Hyundai e Kia Motors.

10- O acrônimo SKY é uma referência às 3 universidades mais prestigiosas do país: Universidade Nacional de Seul, Universidade da Coreia e Universidade de Yonsei.

 Segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário